quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conceito de VLAN.


Existem várias definições técnicas para VLANs, mas prefiro a definição pratica. VLANs, servem para dividir Switch logicamente em partes que não se comunicam entre si.

Exemplo: tenho um switch com 24 portas Ethernet. Configuro as portas 1, 2, 5, 6 e 20 na VLAN 12 (as VLANs são identificadas por números, de 0 a 4096) e as portas 2, 4 e 23 na VLAN 15. Nenhum equipamento da VLAN 12 envia pacotes diretamente (vamos falar sobre o envio indireto, através de roteador, mais na frente) para a VLAN 15. A coisa é tão forte, que posso ter um equipamento com IP 192.168.0.5 na porta 2 e outro com o mesmo IP na porta 23 e não haverá conflito de endereços na rede (teremos problema de roteamento se isso for feito, mas ai é outra história).

Assim VLAN isola grupos de computadores. Simples assim, VLAN é isso. O poder da VLAN está nas consequências dessa separação (e as dificuldades também estão nesse fator). É o mesmo que você pegar um switch e quebra-lo em varias partes independentes que não se comunicam.

Por que usar VLANs?

As aplicações são inúmeras, mas a as mais comuns são quando você deseja criar duas ou mais redes distintas, e não quer ou não necessita criar duas infraestruturas, então você pode utilizar toda a infraestrutura já existente e montar quantas redes distintas e isoladas precisar. Com isso você pode:

  • Reduzir o tamanho do domínio de colisão em um segmento Ethernet muito extenso para melhorar o desempenho;
  • Reduzir o volume de broadcast na rede (por exemplo ARP, RARP ou requisição DHCP) ;
  • Aumentar o nível de segurança;
  • Dividir setores de uma empresa;

Estes são só alguns exemplos, aposto que cada administrador de rede tem pelomenos meia duzia deles quando implantam VLANs.

Nos próximos posts estarei colocando tutoriais de como configurar VLANs em alguns modelos de Switch  também estarei abordando a criação e configuração de portas tronco, que server para fazer a interligação entre Switches com varias VLANs usando apenas uma porta.



7 comentários:

  1. Na minha empresa, existe diversas vlans, cada vlan esta para um seguimento, usuários, administração, marketing, voip, cftv, entre outros, acho muito importante o administrador usar este conceito pois assim a empresa fica com menos possibilidade de haver conflitos devido a distribuição de broadcasts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitoo bom o uso de vlans

      Excluir
    2. Tiozinho Da T.I.: Conceito De Vlan. >>>>> Download Now

      >>>>> Download Full

      Tiozinho Da T.I.: Conceito De Vlan. >>>>> Download LINK

      >>>>> Download Now

      Tiozinho Da T.I.: Conceito De Vlan. >>>>> Download Full

      >>>>> Download LINK Ok

      Excluir
  2. No segundo parágrafo a porta 2 primeiramente foi configurada para pertencere à VLAN 12 e depois à VLAN 15.
    Uma porta não pode pertencer à duas VLANs distintas. Logo ela fará parte da segunda VLAN, no caso a 15. Pois, ele recebe a última configuração.

    De: Olhos Singelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver, porta 2 pode ser a porta da wan (internet) e é compartilhada entre as duas vlans. Ela é identificada com as 2 vlans!

      Excluir
  3. Boa explicação das VLANs. Simples, curta e objectiva.

    ResponderExcluir